Brasil
O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica. As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa – uma população estimada hoje em 230 milhões de pessoas. Mesmo assim, ainda não há um dia marcado para as mudanças, mas a previsão é que a modificação ocorra no início de 2008.
Escolas particulares já trabalham as mudanças da reforma ortográfica com os estudantes e o Ministério Público fará a próxima licitação dos livros didáticos em dezembro, já com a nova ortografia. “Esse edital para os livros que serão usados em 2009, deve ser fechado com as novas regras”, afirma o assessor do Ministério da Educação, Carlos Alberto Xavier.
A nova ortografia deveria começar também nos outros países que usam a língua portuguesa, mas eles ainda não ratificaram o acordo. “O problema é Portugal. Do jeito que está, o Brasil fica sozinho nessa história. Desse jeito, não se cumpre a idéia inicial de padronizar a língua”, relata o embaixador Lauro Moreira, representante brasileiro na CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa).
Escolas de São Paulo preparam estudantes
Escolas de São Paulo começam a preparar os estudantes para as mudanças da reforma ortográfica. “Estamos providenciando as alterações em todas as disciplinas”, diz o coordenador da rede estudantil Pueri Domus, Lílio Paoliello.
Na Fuvest, maior vestibular do país, a mudança ainda não tem data para ocorrer. O mesmo acontece com as agências de publicidade e as editoras.
O que muda com a nova ortografia.
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)