Um mundo que reúne e distribui os mais diversos conteúdos da internet. Essa é a principal característica do portal. Considerado uma evolução dos sites, o portal é capaz de aglomerar informação e entretenimento voltados para os públicos mais variados.
Os portais são, comumente, classificados em duas categorias: o portal horizontal (destinado a um público genérico) e o portal vertical (destinado a um público específico). Mas apesar de toda a pluralidade que encontramos nos portais, ainda hoje eles estão mais concentrados nas notícias, como, por exemplo, o portal de notícias da empresa Globo.
Um dos principais atrativos do portal é a capacidade de inserção de amplas modalidades de comunicação, entre elas: áudios, vídeos e fotos que chamam cada vez mais atenção do visitante para as notícias publicadas e proporcionam a interação entre o portal e o usuário.
A grande novidade encontrada hoje quando o assunto é portal diz respeito ao conteúdo corporativo, o grande sonho de muitas empresas e instituições. O portal corporativo acaba descentralizando a informação jornalística dos fatos nacionais e internacionais e preocupa-se, eminentemente, com as notícias internas da corporação, funcionando como elo de ligação entre o visitante e a empresa. Um bom exemplo disto é o portal da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
terça-feira, 25 de setembro de 2007
terça-feira, 18 de setembro de 2007
UNIFOR ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
A Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) está com vagas abertas para a inscrição nos cursos de pós-graduação. As vagas são para cursos de especialização em níveis de lato e stricto sensu. As inscrições vão até os meses de outubro, novembro e dezembro de 2007.
Nos cursos de especialização da Unifor, 80% dos professores são mestres e doutores, passando o índice de 50% exigido pelo Ministério da Educação (MEC). Além deles, a universidade recebe, periodicamente, professores renomados de instituições brasileiras e estrangeiras, entre elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de Milão (Unimi) e Universidade de Salamanca (Usal). “Com a vinda desses professores, os alunos trocam experiências e têm contato com outras realidades, além de ter acesso ao que há de mais recente nas suas áreas”, ressalta o Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, professor José Morano.
Atualmente, a universidade oferece 134 cursos de especialização, dos quais 50 estão em andamento, divididos em cinco centros: Centro de Ciências Administrativas(CCA), Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).
Confira a lista dos cursos que estão sendo ofertados no momento: https://uol01.unifor.br/oul/CursosPosGraduacaoExtensao.do?method=listar&tipoCurso=Especializacao
Mais informações na Secretaria dos Cursos de Pós-Graduação (DPG), pelo telefone (85) 3477-3139 ou pelo e-mail: latosensu@unifor.br.
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
A BLOGOSFERA
Você já ouviu falar em blogosfera? Este é o nome dado à soma de blogs relacionados entre si ou não. Surgidos na 2ª metade da década de 90 pelo inventor da World Wide Web, Tim Berners - Lee, os blogs funcionavam apenas como diários íntimos. O primeiro blog que se tem registro recebeu o nome de “What’s new?” (“O que há de novo?”).
No Brasil, o registro inicial de blog foi no ano de 1998, com a publicação da gaúcha Viviane Menezes (www.wiredkitsune.net/weblog), considerada a primeira blogueira do país. Já em 2000, o designer Marcos Zamorim construiu o segundo blog brasileiro (http://www.zamorim.eti.br/). Atualmente, ambos estão desativados.
Um dos aspectos mais interessantes relacionados aos blogs diz respeito à liberdade conferida ao usuário. Isto porque para ser um blogueiro, não é necessário ser especialista em alguma área, não há uma censura prévia daquilo que é publicado e também não há pagamento de taxa nenhuma para a permanência ou manutenção do blog.
Hoje, há uma diversidade de conteúdos que são colocados em blogs e o autor Oliveira classifica-os em três categorias: os blogs de filtro de notícias, os de filtro temático e os pioneiros diários íntimos. Por outro lado, alguns teóricos classificam os blogs de hoje como: diários eletrônicos ou blogs pessoais (http://assimdevera.blogspot.com/), blogs jornalísticos (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/), publicações mistas que envolvem assuntos pessoais e informativos (http://www.pedrodoria.com.br/) e uma das principais novidades no mundo dos blogs, as publicações corporativas (http://www.blogtecnisa.com.br/).
Para mais informações e todas as curiosidades sobre blogs, visite http://www.blogvme.blogspot.com/.
Assinar:
Postagens (Atom)