Você já ouviu falar em blogosfera? Este é o nome dado à soma de blogs relacionados entre si ou não. Surgidos na 2ª metade da década de 90 pelo inventor da World Wide Web, Tim Berners - Lee, os blogs funcionavam apenas como diários íntimos. O primeiro blog que se tem registro recebeu o nome de “What’s new?” (“O que há de novo?”).
No Brasil, o registro inicial de blog foi no ano de 1998, com a publicação da gaúcha Viviane Menezes (www.wiredkitsune.net/weblog), considerada a primeira blogueira do país. Já em 2000, o designer Marcos Zamorim construiu o segundo blog brasileiro (http://www.zamorim.eti.br/). Atualmente, ambos estão desativados.
Um dos aspectos mais interessantes relacionados aos blogs diz respeito à liberdade conferida ao usuário. Isto porque para ser um blogueiro, não é necessário ser especialista em alguma área, não há uma censura prévia daquilo que é publicado e também não há pagamento de taxa nenhuma para a permanência ou manutenção do blog.
Hoje, há uma diversidade de conteúdos que são colocados em blogs e o autor Oliveira classifica-os em três categorias: os blogs de filtro de notícias, os de filtro temático e os pioneiros diários íntimos. Por outro lado, alguns teóricos classificam os blogs de hoje como: diários eletrônicos ou blogs pessoais (http://assimdevera.blogspot.com/), blogs jornalísticos (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/), publicações mistas que envolvem assuntos pessoais e informativos (http://www.pedrodoria.com.br/) e uma das principais novidades no mundo dos blogs, as publicações corporativas (http://www.blogtecnisa.com.br/).
Para mais informações e todas as curiosidades sobre blogs, visite http://www.blogvme.blogspot.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário