Participação ativa e sem fronteiras para a sociedade. É desta forma que surge a grande novidade no trabalho jornalístico. Com o advento das tecnologias, abre-se um novo canal de colaboração por parte do usuário: a web 2.0 (saiba mais sobre web 2.0). Além disso, a facilidade na edição e publicação das notícias contribui para o aumento da participação da sociedade.
O principal objetivo é democratizar a informação na internet, principalmente por estar associado à oportunidade de dar vez e voz aos profissionais que não estão trabalhando na grande mídia ou, até mesmo, aquelas que não participam das discussões encontradas nas esferas públicas. Além disso, é um fácil local de acesso para as pessoas que desejam, de alguma forma, publicar fatos dos quais foram testemunhas oculares.
Também conhecido como jornalismo cidadão ou participativo, alguns autores dizem acreditar que sua prática pode resultar numa ameaça a credibilidade da informação, haja vista a não pesquisa apurada e a checagem de dados. A discussão gera grande polêmica entre os autores e aqueles que praticam o jornalismo colaborativo. Porém, isto não impede o crescimento no número de pessoas participando desse novo hábito e, cada vez mais, as notícias publicadas contêm ferramentas de multimídia, unindo texto, imagem e som.
Como principais exemplos de prática de jornalismo colaborativo, temos: o site de notícias da enciclopédia virtual Wikipedia (Wikinews), o portal da Globo (G1), o Centro de Mídia Independente (CMI) e o Overmundo.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
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