Você já imaginou encontrar em um mesmo ambiente duas ou mais mídias interligadas e atuando em conjunto? Essa é a principal idéia proposta pela convergência midiática, considerada um fenômeno que usa os espaços virtuais para unir os elementos como jornais, revistas, rádio e TV. As ferramentas das telecomunicações entram nesse meio como facilitadoras para o processo de convergência, por meio do uso da telefonia, do vídeo, do áudio e da imagem.
Para poder receber este fenômeno, o mercado já se prepara de diversas formas. Uma delas é através das associações entre provedores de acesso à internet com empresas de comunicação em massa, como editores de revistas, jornais e televisão. Outro exemplo é o acordo entre empresas de TV aberta e provedores de internet, facilitando a transmissão de programas televisivos via internet, como acontece, por exemplo com a ALLTV, a primeira emissora de televisão pela internet.
Toda essa fusão pode gerar benefícios no que diz respeito aos preços dos serviços das telecomunicações. “As tecnologias que surgiram a partir da adoção da banda larga podem resultar na queda de preços dos serviços de telecomunicações do país”, revela o superintendente de comunicação de massa da Anatel, Ara Akpar Minassian.
A velocidade da convergência midiática faz com que as leis regulamentares não acompanham todo seu processo. Veja mais sobre as leis da convergência midiática acessando o blog Oficina do Saber.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
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